As 6 lições de como trazer o formato da TV para o mundo B2B

Nos últimos meses, estamos desenvolvendo um formato jornalístico tentando criar um formato digital mais envolvente, que tenha como objetivo replicar a mesma dinâmica de TV com a qual estamos acostumados.

MARKETING

Marcelo Fernandes

1/27/20253 min ler

Nos últimos meses, estamos desenvolvendo um formato jornalístico tentando criar um formato digital mais envolvente, que tenha como objetivo replicar a mesma dinâmica de TV com a qual estamos acostumados.

A ideia era criar uma forma diferente de posicionamento da mensagem, agregando uma visão de especialista junto com as perspectivas de clientes sobre como lidar com os desafios atuais do mundo e todas as implicações na cadeia de suprimentos que as empresas estão enfrentando.

Dessa forma, conseguimos contar as histórias do portfólio do Ariba e do Fieldglass inseridas no contexto do principal tema do evento.

Este evento foi projetado para ser transmitido ao vivo, mas devido a problemas técnicos, não conseguimos fazer isso e gravamos o conteúdo, que foi disponibilizado posteriormente.

No momento do evento, tivemos 327 participantes (de 630 registrados) e nos dias após mais de 500 visualizações da gravação. Isso parece pouco, mas para o mundo B2B com audiência específica não é!

Produção estilo TV visa criar uma plataforma dinâmica de compartilhamento de conteúdo para aproximar especialistas e clientes.

https://www.youtube.com/watch?v=_5-CXh_wxD4&list=PL71C8111A38F37EA1&index=11

A abordagem do painel de discussão e o suporte com notícias e destaques na tela criam uma linguagem diferente para eventos virtuais, já que conseguimos destacar pontos específicos, mensagens e notícias que queríamos transmitir. Isso seria muito difícil em um webinar típico baseado em PowerPoint.

Notícias na tela e edição dinâmica para criar uma linguagem estilo TV

Como participantes tivemos:

  • Presidente da SAP Brasil com uma mensagem de boas-vindas;

  • Professor de Economia e comentarista da CNN falando sobre o novo mundo e como o Brasil está inserido nesse novo cenário;

  • Natura e iFood (grande aplicativo de entrega de alimentos) falando sobre os desafios de lidar com o cenário atual e como a tecnologia está ajudando-os;

  • VP de Vendas apresentando nossa perspectiva sobre nossas soluções;

  • Diretora Educacional da Live University, que hospeda o Instituto Brasileiro de Cadeia de Suprimentos;

Apesar de o evento ter durado 1h40min, o feedback foi de que "o tempo passou rápido" devido ao nível dos participantes e às contribuições excelentes que fizeram.

A promoção pós-evento foi feita com um e-mail de agradecimento, compartilhamento pessoal nas redes sociais com 1788 visualizações do post, Telemkt ligando para os registrados que não compareceram e compartilhando o link para o vídeo acima.

Esse formato de conteúdo fez parte de um projeto mais abrangente que foi desenvolvido, o qual incluiu vários posts de blog a que foram criados, além de outras entrevistas com clientes e especialistas de mercado.

Com esse conteúdo, o objetivo é aprimorar nossas capacidades de SEO local nos sites da LAC e atrair cada vez mais públicos inbound utilizando nossos canais de mídia própria e conquistada.

Algumas lições aprendidas:

  1. Atenção aos detalhes é crucial para tornar a mensagem mais robusta.

  2. Um roteiro claro e alinhamento com os participantes permite que todos estejam bem preparados e as mensagens fiquem bem alinhadas.

  3. Transmitir online é muito arriscado, pois a instabilidade da internet pode causar problemas graves para o sucesso do evento.

  4. Apesar do tempo de duração do conteúdo, as pessoas vão assistir sob demanda e assistirão às partes que mais gostarem.

  5. Um conceito visual profissional e dinâmico agrega qualidade e mantém a atenção do espectador.

  6. Fique atento para os próximos vídeos e conteúdos que serão lançados nos próximos meses.

Ver mais blogs

Artigos em Destaque

Continue lendo sobre marketing B2B